quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Compra de imóvel usado requer avaliação detalhada para evitar problemas

Por: Gladys Ferraz Magalhães
12/10/10 - 14h25

SÃO PAULO – A compra de um imóvel requer pesquisa, responsabilidade e muita paciência, sobretudo quando se trata de uma casa ou apartamento usado.

De acordo com o diretor de comercialização e marketing do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo), Luiz Fernando Gambi, a observação detalhada se torna ainda mais importante quando o imóvel tem mais de oito anos de construção, sendo que ela pode, inclusive, ser essencial na decisão de compra.

“Após observar todos os detalhes, a pessoa pode optar por outro imóvel, se ela observar que os gastos com reparos e adaptações são excessivos”, explica.

Além disso, diz ele, a observação detalhada evita possíveis dores de cabeça no futuro.

O que observar?
Ainda segundo Gambi, o ideal é que os compradores procurem profissionais especializados, como corretores, advogados e engenheiros, para analisar e orientar quanto à documentação e à avaliação técnica do imóvel.

Ainda assim, antes de fechar o negócio, analise pacientemente se a propriedade atende às necessidades da sua família. “Às vezes, as pessoas acreditam que derrubando uma parede irão conseguir o espaço ou conforto que desejam, mas não observam se a saída daquela parede vai prejudicar a estrutura do imóvel, e acabam se frustrando ao descobrir isso depois”.

Outro detalhe que pode acabar em frustração envolve a capacidade elétrica da propriedade, que precisa ser verificada para saber se atende à demanda da nova família. Para isso, explica, basta procurar a companhia de energia elétrica que atende a região.

Outras dicas
Observar a potência e localização de tomadas e disjuntores também é importante, bem como, acrescenta o presidente do Cresci -SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo), José Augusto Viana, avaliar atentamente a existência de trincas, umidade, mofo e outros problemas do tipo que podem indicar gastos futuros.

Abaixo, mais algumas dicas:

Visite o imóvel em horários diferentes para observar a movimentação da vizinhança, existência de barulho e a luminosidade da propriedade;
Veja se não há janelas voltadas para outras propriedades, que podem atrapalhar sua privacidade;
Observe a ventilação;
Na garagem, verifique se a vaga é demarcada e se há a necessidade de manobrar outros veículos, lembrando que o fato é um dos principais causadores de conflitos em condomínios;
Verifique o valor e a existência de débitos das contas de consumo, como água e luz; IPTU e condomínio. Neste último caso, veja ainda se há a previsão de reformas nas áreas comuns ou outros gastos que podem elevar o valor da taxa;
Por fim, não se esqueça de ler atentamente o estatuto do condomínio para apurar, por exemplo, se há ou não a permissão de animais de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário